Dicas para sua fanfic
- Ana Vitória Santos
- 14 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Ah, as fanfics... As velhas e controversas fanfics. Uns amam, outros a odeiam. O porquê eu não sei, mas enfim. Ás vezes você está lá, lendo seu livro, assistindo sua série ou algum filme, ou até ouvindo música, e então, do nada, tu tens uma ideia para alguma história que envolve o personagem ou o universo de um daqueles três meios citados. E então já começa a imaginar, imaginar, e aí começa a escrever e procurar alguma plataforma para postar, mas então se surpreende e vê que não tem sequer uma leitura... Tenso, né?
Mas não estou aqui para contar essa triste realidade, estou aqui para dar dicas de como melhorar a sua fanfic! Bom, claro que isso aqui não é uma receita de bolo que tu vais ter que seguir direitinho, porém, quem sabe ajude, não é?
1 – Personagens e Universos leais ao livro, série ou filme original!
Tenho certeza de que isso já aconteceu contigo: estais lá no site com trocentas variedades de fanfics, então uma te chama a atenção. Você lê a sinopse e pensa: “hum, parece uma ótima ideia”.
Aí você vai ler, e percebe que a história é uma verdadeira... (como não pode escrever palavras feias aqui) Droga. Os personagens têm personalidades totalmente diferentes da do livro, além de que o Universo também muda. SEM NENHUM MOTIVO!
Isso, com certeza, dói o coração do leitor. E é exatamente isto que você precisa evitar. Você precisa ser observador quanto ao jeito e personalidade do personagem. A não ser que você resolva mudar a personalidade dele, porém, com motivos e explicações.
Da mesma forma é com o Universo. Você não pode simplesmente mudar, você precisa criar um motivo e explicações. Assim, nenhum leitor vai ficar decepcionado.
2 – Dê atenção para o seu personagem!
Ás vezes, quando estamos escrevendo a nossa fanfic, focamos em alguns personagens já existentes e esquecemos do personagem que nós mesmos criamos. Cara, isso não se faz. O quê torna a tua fanfic especial é o teu personagem, não personagem dos outros.
Agora, se tu quiser fazer uma fanfic com um personagem já existente, aí tu tem que voltar para a primeira dica, lá em cima.
3 – Não haja como uma fã louca na sua própria fanfic!
Uma vez eu li uma fanfic com os rapazes de One Direction (sério, não sei como eu fui parar naquela fanfic, enfim). Eu tive a impressão de que a autora não estava muito sóbria na hora de escrever aquele negócio, sério. A sinopse é aquela tradicional: “ah, eu sou baixinha, tenho olhos azuis e cabelo loiro.
Encontrei com o Harry Styles na rua e ele se apaixonou por mim”. Na fanfic, aquela menina agia como uma bêbada . Ela gritava “oh, é o Harry Styles!”, aí eles estavam namorando no dia seguinte.
Caba, apenas pare! Tu não precisa agir como uma fã na tua fanfic, pelo menos não exageradamente.
4 – Aprende: Girl Power não é ser marrenta e bipolar!
Em muitas fanfics de ação ou aventura (onde há magia, poderes etc. Tipo Harry Potter e Percy Jackson), a personagem que o autor criou é, muitas vezes, poderosa, é o pica das galáxias (geralmente é uma garota de 15, 16 anos com poderes fixos). Mas a personagem é um pouco... Estranha.
Bipolar, chora por qualquer coisa, tem uma fofura forçada etc. E então se diz, se auto intitula “girl power”. Como diria o Téo Moura: NÃO. NÃO É ASSIM!
Se quer a sua personagem poderosa, bem resolvida e girl power.
Primeiramente, precisa fazê-la independente e justa! Depois tu pensa em qual poder legal tu vai inventar pra ela.
5 – Deixa de preguiça e vai ler mais fanfics!
Essa é uma dica universal.
Quer escrever um livro? Pois vá ler! Do mesmo jeito é a fanfic: quer escrever uma fanfic?
Pois vá ler fanfics!
Isso é importante pois tu vais entender como é a estrutura das fanfics de determinado livro, filme, série e entre outros. É importante também, pois tu podes encontrar amigos, leitores e escritores que compartilham essas coisas, uma ótima estratégia de divulgação (tô falando chique agora).
Bom, é isso. Espero que tenham gostado da minha primeira publicação aqui. Espero que essas dicas funcionem com vocês.
Commentaires