top of page

Amizades mais queridas da literatura

Por: Isabelle Munhoz “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.” - Francis Bacon Dia vinte de julho foi comemorado o dia do amigo então não tinha como eu não aparecer aqui no blog para falar com vocês sobre esses seres, iluminados ou demoníacos as vezes, que são os amigos. Eu, você e todo o resto da população temos amigos. Podemos ser aquelas pessoas extrovertidas que arranjam amigos a cada esquina que vá ou ficamos mais para o lado introvertido e mantemos por perto apenas aquelas amizades de confiança. Mas não importa como somos, é bem provável que você tenha um melhor amigo. E hoje eu vim falar sobre isso. Sobre amizade que transformaram mundos, venceram guerras ou apenas mantiveram personagens amados em pé superando seus problemas. Por que, afinal, em momentos de crise não precisamos do mundo e sim apenas uma pessoa querida que nos diga que tudo vai ficar bem. 1° - Ron, Hermione e Harry

Eu senti que deveria começar com eles. Quando se pensa em amizades no mundo literário aposto que 90% dos leitores já pensaram no nosso queridinho “trio de ouro”, Ron, Harry e Hermione se conheceram no primeiro ano em Hogwarts e desde então nunca mais se desgrudaram. É um relacionamento bonito de se ver e com certeza aprendemos muito vendo esses três em ação. Aprendemos que amor não é apenas o “eu te amo” e sim muito mais. É aquele conforto que Harry da para Hermione quando ela sofre com o coração partido. É também se um for então todos irão que acontece durante toda a saga, principalmente quando Harry tem alguma idéia estúpida e mesmo Hermione sabendo que vai dar errado, ela aceita ir com eles. O amor dos três não era sempre declarada mas podíamos sentir. E é isso uma amizade, o companherismo em todas as horas. 2° - Frodo e Sam

Amizade também é lealdade. Sam e Frodo nos ensinaram isso na saga Senhor dos Anéis. Sam tinha que ajudar Frodo em sua grande missão e por mais terrível que fosse e diversos obstáculos estivessem aparecendo eles se mantiveram firmes. Me diga você que já leu ou viu os filmes. A cena que Sam carrega Frodo nas costas não é maravilhosa? Tão perfeita como a amizade deles. 3° - Quentin, Bem e Radar

Posso dizer como eu amo esses três? Durante o livro “Cidades de Papel”, Quentin esta obcecado para achar Margo, sua amiga de infância e primeiro amor. E por esse motivo acaba tendo diversas aventuras com seus amigos que claro o acompanham nessa busca. A história fala principalmente sobre a amizade deles e como agora estão no último ano da escola e cada um vai para uma faculdade do outro lado do país. Eu amo muito as cenas onde estão os três e gosto da mensagem que peguei deles. De que não é por que estarão longe que deixarão de serem melhores amigos. 4° - Sherlock Holmes e Dr. Watson

Vamos ser sinceros meus caros. É muito amor envolvido nessa amizade quando levamos em conta como Holmes atazanou a vida do Watson com seus planos e casos. Mas mesmo assim eles estavam sempre juntos tentando resolver os crimes que apareciam para eles. Existem diversas adaptações dos livros para o cinema como o filme que Robert D. Junior protagonizou como na foto que coloquei como ilustração. Entretanto, existem diversas séries também que valem a pena darem uma olhada se gostam dessa dupla tanto quanto eu. A primeira que vim falar foi Sherlock da BBC que é fantástica tendo seu único problema é a demora para cada temporada. Também tem uma séria chamado Elementary – tem no Netflix – que aconselho a todos assistirem, é uma versão moderna de Sherlock Holmes onde o Dr. Watson é na verdade uma mulher, particularmente eu adorei. 5° - Elizabeth e Jane

Em Orgulho e Preconceito, Elizabeth e Jane Benneth eram irmãs mas acima de tudo melhores amigas. Particularmente, esse é um dos clássicos que eu mais amo além do filme que já me fez ficar horas e mais horas assistindo. Além do romance bonitinho o que sempre me fez adorar foi a amizade das irmãs e como uma sempre queria a felicidade da outra. Para quem como eu ama demais O&P, existem uma séria britânica que é meio uma continuação da história chamada: Death Comes to Pemberley. Vale muito a pena dar uma conferida. 6° - Jem e Will

Como eu disse em um dos meus últimos posts sobre personagens masculinos maravilhosos, não tinha como eu falar de amizade e não mencionar esse bromance maravilhoso na saga Peças Infernais.

Eles protagonizaram o primeiro triângulo amoroso que eu não sabia qual dos dois escolher por que ambos eram perfeitos demais. Will é a parte mais dura da relação, tenta ser sempre durão e isso as vezes o transforma em uma pessoa sem tato com as outras, mas nunca com seu melhor amigo, Will era uma pessoa totalmente diferente quando estava com Jem.

Já Jem era calmo e amoroso. Por causa de uma doença estava sempre precisando de um “remédio” difícil de achar e Will era o que se encarregava disso. Com eles eu aprendi o que era amizade e como fazê-la ser a prioridade em minha vida. Eles faziam, mesmo gostando da mesma garota sempre priorizaram um ao outro e por isso eu os amo demais. 7° - America e Marlee

America e Marlee tinham tudo para não se gostarem já que estavam as duas numa competição pelo amor de um príncipe, entretanto, aos poucos uma bela amizade foi sendo construídas nas páginas de A Seleção. Enquanto eu lia o primeiro livro dessa distopia eu realmente fiquei intrigada como uma amizade poderia ser criada em um ambiente tão hostil que era uma competição, mas aos poucos, não teve como eu não me apegar a doce Marlee e America também se apegou. As duas criaram uma dupla que foi muito amada por seus leitores e admirada também, nos mostrando que amizade pode sim nascer até nos lugares mais improváveis.

Enfim meus caros, termino aqui a nossa lista de amizades literários e espero que tenham curtido.

Comentem aqui em baixo quais são suas amizades favoritas e quais esquecemos de colocar em nossa wishlist.

Mostrem o blog para seus amigos e até a próxima.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page