top of page

Desvendando o Poeta – Cecília Meireles.

  • Por Vanessa Martins
  • 12 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901-1964) nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901. Perdeu os pais aos três anos de idade, por isso, foi criada pela avó materna. Formou-se professora em 1917 e dedicou-se ao magistério primário.

Sua estreia na literatura ocorreu em 1919, com o livro “Espectros”. A obra, de caráter simbolista, é formada por 17 sonetos de temas históricos ou religiosos.

No início da carreira, devido a sua ligação com a Revista Festa, Cecília fez parte de uma corrente literária chamada de “espiritualista”, levando esse nome por se tratar de poemas voltados ao catolicismo.

Em 1922, Cecília Meireles casa-se com o artista português, Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Ficando viúva em 1935, após o suicídio de seu marido.

No ano de 1934, acaba voltando sua atenção ao universo infantil, o qual acabou se tornando tema de muitos de seus livros. Ainda no mesmo ano, Cecília funda a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro.

Passou a ter mais reconhecimento pelo seu trabalho com o lançamento da obra “Viagem”, em 1939. Levando, no ano seguinte, o prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras.

Em “Viagem”, a poetisa apresenta temas como solidão, melancolia, saudades e sofrimento. Características que podem ser notadas em toda a sua obra.

Nos próximos anos, intensificou suas atividades literárias fora do país: lecionou Literatura e Cultura Brasileira na Universidade do Texas, publicou em Lisboa o ensaio "Batuque, Samba e Macumba", com ilustrações de sua autoria.

Durante suas pesquisas históricas, ela escreve Romanceiro da Inconfidência, que foi publicado em 1953, uma de suas obras mais conhecidas e considerado por muitos a sua obra-prima.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro de 1964 e foi homenageada pelo Banco Central, em 1989, com sua efígie na cédula de cem cruzados novos.

REFERÊNCIAS:

http://escolaeducacao.com.br/10-poemas-de-cecilia-meireles/

http://brasilescola.uol.com.br/literatura/cecilia-meireles.htm

http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/cec.liameireles.htm

Kommentare


Destaque
Tags

© 2017 por Histórias ao Vento. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page