top of page

PROCESSO CRIATIVO: APRESENTANDO OS COLUNISTAS.

HEITOR

“Processo criativo”. O que esse nome nos diz? Vamos usar a intuição: “processo” é algo em desenvolvimento, “criativo” se relaciona à imaginação, ou melhor, a capacidade de fugir do convencional. Então “processo criativo” é a idealização de um terceiro caminho em uma bifurcação de dois. Agora vamos ver o que pai Google responde: o primeiro resultado fundamenta o processo criativo em três fases: atenção, fuga, e movimento. Portanto... Desculpa galera, mas esse texto tá um saco! Bora dar um pouco de cor nisso aqui?

Isso foi uma quebra da quarta parede. Irado né? Minha ideia nesta coluna é demonstrar como este e vários outros recursos funcionam no fluxo da mente para o papel. “Eu”, no caso, me chamo Heitor Vasconcelos Serpa, tenho 27 anos vividos e uns 12 anos de escrita, contando a partir da minha primeira fanfiction publicada na rede.

Acredito no valor da arte como profissão. Piegas? Não, pois tem gente dentro do próprio meio que não pensa deste jeito. Escrita, dança, pintura, teatro, são “hobbies”, “um vai que cola”, ou simplesmente “não deve ter preço”. Porém, nós escritores levamos ANOS nos aperfeiçoando, tendo contato com públicos diferentes, procurando antologias, aumentando a bagagem de leitura até nossa técnica ficar madura o suficiente para gerar um romance de qualidade.

E cada romance implica em:

*primeira versão.

*distribuição para leitores beta

*deixar na gaveta por uns meses.

*revisão/reescrita.

*segunda versão

*repete o ciclo.

*terceira versão, ad infinitum.

Eu falei 12 anos de escrita né? Colocando na ponta do lápis, é mais ou menos o mesmo tempo que alguém leva para se formar em Medicina. Mas diferente de um queridíssimo Residente, sou chamado de "Vagabundo".

O negócio é pessoal, não vou esconder isso.

Vejo como injusto o desenvolvimento de algo tão complexo como uma “segunda alternativa”. É execrável o fato de nós buscarmos “carteira assinada” enquanto produzimos nossa verdadeira vocação nas horas vagas. Quero mudar esse ciclo, mostrar que a arte PODE SIM pagar as contas do mês. E nos meus artigos falarei justamente sobre o miolo de toda produção: o processo criativo. Irei do que está nos livros à necessidade de observar o que há além. Mostrarei algumas das infinitas retas que partem de um ponto chamado “mente”. E o caminho fica por conta de cada um de nós.

***

BRUNA

Senhoras, senhores, senhouras, ceroulas e cenouras.

Aqui é A Bruxa Astronauta, falando diretamente do Mundo da Lua (meu endereço atual, sério).

Eu sou a parte da equipe de Processos Criativos que tomou a mesma coisa que a Alice do País das Maravilhas. Comigo, vamos aprender o dolorosamente óbvio e receber alguns tapinhas na bunda, porque sinceridade me foi ensinada às varas de marmelada, mas eu sei fazer acontecer mais suavemente.

Alguns conseguem ver e entender a quarta parede. Eu já transcendi pro hiper-cubo, e estou sempre falando com um robô paralelepípedo invisível à lá “Interestelar”, tenham gostado do filme ou não.

Escritora, ilustradora, formada em Artes Visuais na Unicamp (ai, babaca exibida). Sigo a religião da Semiótica, da PNL (Programação Neurolinguística), do comportamento humano e o Budismo. Estudadora da teoria das imagens e da representatividade imagem/mundo. Designer por forçação de barra. Tatuadora. Astróloga, taróloga (por ser estudadora das imagens), lavo, passo, cozinho, faço poções pra dor de estômago e adoro escrever sobre o mundo e como enxergá-lo mais criativamente e, especialmente, amo contar para as pessoas que não existe intuição! (dei um suspiro de felicidade sádica, aqui).

Sim cenouras, não existe intuição, e, falando sobre o seu, o meu, o nosso dia a dia, a Bruxa Astronauta aqui vai mostrar em termos práticos, mentais, emocionais, físicos e transcendentais como manter as ideias constantemente na sua cabeça, sem precisar ficar ouvindo new age, indie rock, Justin Bieber, Chopin ou chapando o coco com dorgas (quaisquer que sejam). Sim, é possível manter-se em estado de constante inspiração e estar pronto para escrever qualquer coisa, a qualquer momento, sem uso de Psicotrônicos Fontoura.

Pré-requisitos:

* Por favor, saia de sua zona de conforto. Você não vai se perder no multiverso, e sempre vai poder voltar pra estaca zero, se quiser.

* Leia. Muito. Sobre tudo.

* Escreva. Muito. Sobre tudo.

* Não feche a sua cabecinha já fechada pela nossa lindíssima sociedade (placa de ironia aqui) e bora experimentar pensar em coisas diferentes… como eu disse você sempre pode voltar à estaca zero, se quiser.

* Se entregue para a multi tagarelação sobre assuntos que podem não fazer sentido juntos.

* E, o mais importante de tudo: acredite, tudo vai dar certo.

Boa sorte, esperem ansiosamente pelas nossas maravilhosas matérias e happy Processos Criativos, and may the odds be ever in your favor!

XOXO

EQUIPE DE PROCESSO CRIATIVOS

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page