top of page

Plataformas para edição de imagens - Faça sua própria capa.


Quem nunca escutou a famosa frase: “Não julgue o livro pela capa”?

Quando entramos em uma livraria para comprar um livro, o que nos chama mais a atenção e a capa dele. Se ela é bonita e chamativa nós corremos para ver que história mirabolante está envolvida naquela arte impressionante.

Então, sim. Nós julgamos o livro pela capa.

Porém quando iniciamos no ramo geralmente não temos recurso financeiro para pagar um profissional que irá criar a arte e, assim, fazer o cartão de visita do seu livro, seja para Wattpad, Amazon, Saraiva ou até mesmo para publicar independente.

O primeiro grande problema que eu enfrentei ao fazer a capa do meu primeiro livro foi achar o programa certo, por isso, neste artigo irei discorrer sobre vários programas que eu testei, seja ele no computador, on-line ou aplicativo para celular.

Programas para desktops:

Corel Draw, Adobe Illustrator, Photoshop

Começando com a tríplices mais famosa e utilizada por profissionais: Illustrator, Photoshop, Corel Draw, três grandes programas pagos em suas versões de desktops. Em minhas pesquisas encontrei versões “portable” (versão que não precisa instalar) e on-line.

Cheio de recursos, você terá uma gama de possibilidades para criar sua capa. Porém tem um pequeno detalhe: eles são complicados de usar. Aprender a usar esses programas irá demandar bastante tempo e muitos tutoriais para você começar a utilizar pelo menos cinquenta por cento de sua capacidade. Lembrando que são pagos, e precisa de bastante recurso do seu computador.

Você não tem dinheiro para comprar licença? Calma, tenho alternativas de graça para você:

PhotoScape

O PhotoScape é encontrado para download completamente gratuito. Obviamente, os recursos não chegam a metade do que você encontraria nos três anteriores, porém, possibilita realizar coisas bem legais, com um pouquinho de criatividade.

Pode combinar várias fotos fazendo um mosaico, criação de gif, entre outras coisas. O editor, que é onde você pode criar sua capa totalmente do zero, vem com recursos como: moldura, objeto (texto, figuras, fotos, ícones, formas, etc), texturas, cortar (oval ou reto), e em tools tem uns efeitos legais.

Desvantagens: poucos recursos.

Sites de Edição

Canva

Endereço online: https://www.canva.com/

Este site, além de ter modelos no tamanho certo para capa do Wattpad e Kindle vem com layouts prontos para fazer capas. Tem recursos pagos e recursos de graça (objetos, fontes, fundos) e permite fazer o upload de suas imagens, trabalhar com transparência e pesquisar outras imagens no próprio site.

Vantagens:

  1. Você faz a capa inteira sem precisar acessar mais nenhum outro site.

  2. Ela já sai no tamanho certo.

Desvantagens:

  1. Poucas fontes, a maioria das imagens pesquisadas dentro do site são pagas.

  2. Não tem efeitos para poder estilizar a sua capa.

Pixlr Editor

Endereço online: https://pixlr.com/editor/

Site on-line que se assemelha ao Photoshop.

É um editor de fotos em forma de aplicativo recheado de opções. Foi elaborado para dispositivos móveis, tanto da Apple (iOS) quanto do Google (Android).

É possível encontrar mais de 600 efeitos, dentre eles sobreposições, remoção de olhos vermelhos, clareamento de dentes e aplicação de bordas. [1]

PicMonkey

É um editor de imagens online, ideal para quem deseja fazer alterações básicas em fotos – como cortar, redimensionar, alterar cores ou aplicar efeitos – de uma maneira rápida e simples.[2]

Vantagens:

  1. Tem alguns efeitos legais, diria que é uma mistura do site canva e do photoScape.

Desvantagem:

  1. A maioria dos efeitos é paga.

  2. Não é fácil de mexer, mas com pouco treino dá pra mexer no básico.

Aplicativos para celular:

PicSart

É o mais completo editor de imagens para celular. Tem inúmeras opções para editar suas fotos, além de fotos para escrever e montagens. O aplicativo permite compartilhamento em redes sociais. É Fácil e bem intuitivo para se usar.

Vantagem:

  1. Tem tudo em um só lugar. Conta com várias opções para você brincar com suas fotos;

Desvantagem:

  1. Por ter essa integração com redes sociais ele consome internet,

  2. as imagens mesmo apagadas do seu celular continua gravada neles em alguns casos deixando sua galeria interna cheia.

  3. Um pouco lento na aplicação de alguns efeitos.

  4. Alguns efeitos podem não ser aplicados por conta da internet lenta.

Cover by Wattpad

É um app que cria capas exclusiva para wattpad. É interligado com sua conta e possibilita você carregar o seu usuário para as imagens. Já vem com imagens pré selecionada ou com a possibilidade de você carregar de sua galeria.

Vantagem:

  1. Única vantagem que vi foi que as capas já são criadas no tamanho certo.

Desvantagem:

  1. O app deixa muito a desejar

  2. É inglês

  3. não tem suporte para nenhuma outra linguagem.

  4. Só tem alguns filtros e textos e você consegue cortar uma imagem.

  5. Pouquíssimas fontes.

Conclusão

Existem inúmeras maneiras de você fazer sua capa, basta ter tempo e paciência.

Se seu orçamento está folgado contrate um capista especializado para te atender. A profissão é pouco valorizada e precisa de mais visibilidade, tirando o fato que o capista está acostumado com o mercado e saberá usar suas ideias para fazer a capa dos seus sonhos.

Se seu orçamento está folgado e você estiver com tempo e disposição para fazer um trabalho primoroso o Photoshop e o Corel Draw são os mais indicados, e mais utilizados, pelos profissionais da área.

Agora se não está sobrando tanto dinheiro assim, as outras opções listadas aqui são eficientes.

[1] Fonte: Techtudo http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/pixlr-express.html

[2] http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/06/como-usar-o-picmonkey-para-editar-fotos-online.html

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page